sábado, 15 de março de 2008

7 Maneiras de dizer "eu te amo"

Num filme do Woody Allen chamado Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, o personagem diz que ama tanto a namorada que I love you não é suficiente. Fala então I lorve you, como se precisasse de mais consoantes para dar o atrito amoroso que love - liso, leve - não tem.
Amor é mais legal que love. Termina com esse 'erre' triunfal. Os outros estados brasileiros que me desculpem, mas o amor com sotaque deles não é tão intenso quanto o paulista ou o gaúcho, que dizemos amorrrr com a língua tremendo no céu da boca, que nem o coração apaixonado, a debater-se dentro do peito.
Um milhão de 'erres', no entanto, não dariam conta de expressar essa agonia deliciosa que é amar. Por isso, acho que as maneiras mais bonitas e verdadeiras de se dizer eu te amo não são com letras.
Se ele deixa de ir jogar futebol com os amigos pra te ver, num domingo, isso é eu te amo. Se ele na sua mão, no cinema, é eu te amo. Se ele fica ao seu lado, te olhando, está dizendo que te ama. Se ele fala "desliga você", depois de uma hora de telefone, pode ter certeza: isso é muito mais eu te amo do que o eu te amo que ele disse logo antes. Se ele fica nervoso achando que suas amigas e amigos não vão gostar dele é porque te ama, se ele foge dos seus pais, não duvide, te ama. Se ele não consegue dizer que te ama, é porque te ama.
Mais do que em qualquer ação ou frase, o amor pode ser visto nos olhos da outra pessoa. Se houver aquele brilho tão caracteristico, não importa se ele diga "passa o sal" ou "a raiz quadrada de 49 é 7". Você saberá que, na verdade, tu aquilo é uma coisa só: eu te amo.