sábado, 30 de junho de 2007

A última lição.

- Por que triste? - quis saber.

- Por que estou triste? - ele sussurrou - Aqui?

Ela apontou para baixo.

-Lá.

Eddie soluçou, um último soluço disponível, como se o seu peito estivesse vazio. Renunciara a todas as barreiras; não se tratava mais de uma conversa entre adulto e criança. E ele disse o que já tinha dito, a Marguerite, a Ruby, ao capitão, ao Homem Azul e, mais do a qualquer outro, a si mesmo.

- Eu era triste por não ter feito nada na vida. Não fui nada. Não realizei nada. Eu me perdi. Era como se eu não devesse estar ali.

Tala tirou da água o cachorro feito de limpador de cachimbo.

- Devia estar ali - disse.

- Onde? No Ruby Pier?

Ela fez que sim com a cabeça.

- Consertando brinquedos? Foi essa a minha existência? - Deu um profundo suspiro - Por quê?

Ela inclinou a cabeça, como se fosse óbvio.

- Crianças - ela disse - Você protegeu crianças. Você fez bem pra mim.

Ela esfregou o cachorrinho na camisa dele.

- É onde você devia estar - disse ela, tocando-lhe no aplique da camisa com um risinho e acrescentando as palavras: "Eddie Ma-nu-ten-ção".